sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sistema Empresarial


Sistema Empresarial

O que é o sistema empresarial?
      O sistema empresarial desempenha um papel importante em qualquer país em termos económicos, pois é das empresas que vem a maior parte dos bens e serviços consumidos pela população, e também porque evolui as suas economias.

Estrutura
      O sistema empresarial é constituído pelas empresas, que são organizações com o propósito de produção e comercialização de serviços e bens, tendo como principal objetivo o lucro.
      Cada empresa tem um responsável, que é a autoridade máxima. Esse responsável pode ser uma pessoa individual ou coletiva.
      Dependendo das ações de cada empresa, assim a empresa insere-se num determinado setor económico.

Funcionamento
      Para que a empresa funcione, os recursos têm de estar todos disponíveis, nomeadamente os recursos naturais, humanos e financeiros.
      Dentro da empresa é essencial que haja alguém responsável pela organização de todos os recursos para o seu funcionamento.
      Para esse mesmo funcionamento é necessário saber:
  • O que produzir (Produto)
  • Como produzir (Recursos necessários)
  • Onde produzir (Local)

Problema
      Em todos os investimentos há o risco de não obter o lucro pretendido. Logo tem que se pensar bem na quantidade a produzir para que o produzido não seja maior que a procura, pois numa fase inicial não se sabe ao certo qual vai ser a procura.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Análise do SWOT da turma do 12º de Desporto

Realizou-se uma análise individual da turma do 12º ano do curso tecnologico de desporto da Escola Secundária de Silves que consistia no SWOT ( Strenghts ( forças), Weaknesses ( fraquezas),  Opportunities ( oportunidades) e Threats ( Ameaças) ).

Pontos fortes- União, entreajuda.
Pontos fracos- Falta de confiança, inconstantes, falta de empenho, conflitos entre raparigas.
Oportunidades- Universidade, sair do país, estagio.
Ameaças- Desemprego, mercado de trabalho, não concluir o curso.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Funcionamento de um sistema


Quanto ao funcionamento, um sistema é composto por:

  • Fluxos – estes são de natureza diversa e circulam em diversas redes transitando em reservatórios do sistema. Tendo em conta o sistema educativo temos como exemplo de fluxo a informação/matéria dada.

  • Centros de decisão – estes têm como função receber as informações e transformam-nas em ações agindo sobre os débitos dos diferentes fluxos. Isto é realizado de cima para baixo, tendo em conta o sistema educativo;

  • Canais de retroação – têm como função informar os decisores sobre o que se passa podendo estes, desta forma, tomar decisões com conhecimento de causa Aqui é realizado de baixo para cima, por exemplo professor à Diretor ou professor de Educação Física à Coordenador do grupo de Educação Física;

  • Prazos – os prazos de resposta permitem proceder aos ajustamentos necessários ao tempo para que o sistema tenha um bom funcionamento. Os prazos existem para serem cumpridos, no sentido de terem tempo suficiente para realizar os trabalhos, por exemplo, e vimos que nem sempre é bom entregar antes desse prazo pois podemos cometer erros ou mais tarde repararmos que devíamos ter colocado ainda alguma coisa.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Interação
Diz respeito à relação entre dois elementos que geralmente não é uma simples relação casual de um elemento A sobre um elemento B mas sim uma relação de A sobre B e de B sobre A.
Um exemplo disso é a relação entre departamento de medicina desportiva e o departamento jurídico e auditoria é no controlo anti doping.


Globalidade
O desporto não esta a margem deste processo de globalização e nem podia ser de outro modo porque nas suas formas modernas se procuram instituir e afirmar como uma linguagem universal num modo cultural adotado internacionalmente.


Organização
Pode ser considerada como o conceito central da sistémica. A organização é antes de mais, um arranjo de relações entre componentes ou indivíduos, produzindo uma nova unidade que possui qualidades inexistentes nos seus elementos. A organização comporta um aspeto estrutural e um aspeto funcional. Estruturalmente, um sistema pode representar-se sob a forma de um organigrama e, funcionalmente, pode descrever-se sob a forma de um programa
Complexidade
Está em todos os sistemas. Este conceito de complexidade não se deve confundir com o de complicação. A complexidade de um sistema depende da composição do sistema (número, características e ligações entre os seus elementos), das incertezas e dos acasos, próprios do meio envolvente e das relações ambíguas entre determinismo e acaso aparente, entre ordem e desordem.


Organograma


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Caracterização de Sistemas


Sistema Locomotor

In put: Ossos e músculos.

Sua ligação: Existem os ossos que se ligam uns aos outros através de ligações (estes variam no tamanho e na forma: longos, chatos e curtos). Os ossos, os músculos (existem três tipos de músculos: o estriado esquelético, cardíaco e visceral liso) e os tendões em conjunto produzem diversos tipos de movimentos que através de articulações e ai o ser humano consegue movimentar-se.

Out put: Locomoção/Movimento.

Trabalho realizado por:
Joana Duarte, nº12
Roberto Inácio, nº21

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Introdução ao Blog!

Sou aluno da Escola Secundária de Silves no curso Tecnológico de Desporto no 12º ano.
Este blog foi criado no âmbito da disciplina de ODD com a intenção de publicar os trabalhos realizados para a disciplina.