Quanto ao funcionamento, um sistema é composto por:
- Fluxos – estes são de natureza diversa e circulam em diversas redes transitando em reservatórios do sistema. Tendo em conta o sistema educativo temos como exemplo de fluxo a informação/matéria dada.
- Centros de decisão – estes têm como função receber as informações e transformam-nas em ações agindo sobre os débitos dos diferentes fluxos. Isto é realizado de cima para baixo, tendo em conta o sistema educativo;
- Canais de retroação – têm como função informar os decisores sobre o que se passa podendo estes, desta forma, tomar decisões com conhecimento de causa Aqui é realizado de baixo para cima, por exemplo professor à Diretor ou professor de Educação Física à Coordenador do grupo de Educação Física;
- Prazos – os prazos de resposta permitem proceder aos ajustamentos necessários ao tempo para que o sistema tenha um bom funcionamento. Os prazos existem para serem cumpridos, no sentido de terem tempo suficiente para realizar os trabalhos, por exemplo, e vimos que nem sempre é bom entregar antes desse prazo pois podemos cometer erros ou mais tarde repararmos que devíamos ter colocado ainda alguma coisa.
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